Promov

   A PROMOV Rebordosa – Associação Social, Cultural, Desportiva e Recreativa é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em Fevereiro de 2005, em Rebordosa, Concelho de Paredes.

    Esta associação tem como principais objectivos o desenvolvimento social, cultural, desportivo e recreativo da população da cidade de Rebordosa através do apoio, promoção e iniciativa de múltiplos eventos. Tendo como principal actividade  a promoção, adivulgação e a realização das Festas da Cidade de Rebordosa.

    Até ao ano de 1984, Rebordosa comemorava a celebração de três festas religiosas, a Festa de Nª Senhora da Livração, Festa de Stª Luzia e a Festa de S. Tiago. Todavia, aquando da elevação da Freguesia de Rebordosa ao estatuto de Vila, as Comissões de Festas das respectivas festividades decidiram congregar esforços, uniram-se, e a partir de 1985, fundaram-se as Festas da Vila de Rebordosa, únicas solenidades rebordosenses,  em honra do seu padroeiro S.Miguel.

Após os primeiros anos, estas Festas de Rebordosa acabaram por se consolidar e granjear o carinho e orgulho da comunidade, mas ao mesmo tempo também as dificuldades organizativas se foram acentuando.

Face à evolução dos tempos, juntamente com o complexo crescendo dos procedimentos organizativos, os Presidentes da Comissão de Festas (2003, 2004 e 2005) propuseram a constituição de uma Associação com os objectivos de promover Rebordosa, em geral, e as Festas de Rebordosa, em particular. Ora, para além dos presidentes atrás referenciados, muitos dos outros responsáveis pela Comissão de Festas dos anos precedentes, a Junta de Freguesia de Rebordosa e o Pároco de Rebordosa subscreveram a escritura pública de constituição da PROMOV Rebordosa.

A  PROMOV Rebordosa baseia a sua fundação no legado e respeito pelo passado histórico das Festas de Rebordosa em honra do Padroeiro S. Miguel e ,assume ao mesmo tempo, a legitimação da sua organização a partir da sua fundação . Assim, a Associação tem o intuito de ultrapassar os obstáculos de índole técnico, financeiro, administrativo, entre outros, que as Comissões de Festas encaravam com as mudanças anuais do conjunto dos seus elementos. Pretende-se que de ano para ano, as sinergias constituídas após mais uma majestosa Festa ao Nosso Padroeiro, S. Miguel, não se esbatam e se constituam, isso sim, como um veículo de transmissão de energia positiva para o ano seguinte. Assim, todos os rebordosenses ganharão. Se por um lado, a PROMOV Rebordosa usufrui com o acumular das experiências de organização das Festas de Rebordosa, por outro os habitantes da nossa cidade, sentirão um enorme regozijo e alegria com o sucesso da homenagem a S. Miguel.

A PROMOV Rebordosa aspira à concretização dos seus propósitos e objectivos porquanto o alcançar daqueles permitirá o engrandecimento da nossas gentes e da nossa cidade de Rebordosa.